fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 10 Março 2021

SÃO PAULO/SP - O Palmeiras disputou sua primeira partida no Allianz Parque pela edição de 2021 do Campeonato Paulista na noite desta quinta-feira. Com o meia Lucas Lima inspirado, o time alviverde venceu o frágil São Caetano por 3 a 0 em duelo válido ainda pela primeira rodada.

Pela quarta rodada do torneio estadual, o Palmeiras volta a campo para enfrentar a Ferroviária às 16 horas (de Brasília) deste domingo, novamente no Allianz Parque. No mesmo dia, às 19 horas, o São Caetano tenta a reabilitação diante do Corinthians, no Estádio Anacleto Campanella.

Com quatro pontos em duas partidas, o Palmeiras figura no terceiro lugar do Grupo C do Campeonato Paulista, liderado pelo Ituano, que contabiliza sete pontos em três jogos. Já o São Caetano, com apenas um ponto ganho, ocupa a última colocação do Grupo D.

O Jogo – Em uma jogada ensaiada, o Palmeiras abriu o placar logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Gustavo Scarpa cobrou escanteio rasteiro da direita para Gabriel Menino, que girou para Lucas Lima. Alan Empereur recebeu do meia pela esquerda e cruzou forte. Na tentativa de afastar, Tony marcou contra.

Sem correr maiores riscos da na defesa, o Palmeiras aumentou a vantagem aos 36 minutos da etapa inicial. Lucas Lima recebeu de Scarpa e, com o pé direito, ajeitou para Breno Lopes. Dentro da área, o atacante chutou cruzado da direita e colocou a bola no fundo das redes.

O time alviverde ainda conseguiu marcar o terceiro aos 40 minutos do primeiro tempo. Em nova cobrança de escanteio pela direita, Gustavo Scarpa levantou para Lucas Lima completar de primeira da entrada da área. A bola quicou no chão e, após frango do goleiro Luiz, acabou nas redes.

O Palmeiras quase anotou o quarto gol no Allianz Parque logo nos minutos iniciais da etapa complementar. Da direita, Lucas Lima virou para Lucas Esteves e o lateral cruzou de primeira para o meio da área. Danilo tentou completar, mas chegou a atrasado.

Diante de um adversário claramente inferior tecnicamente, o Palmeiras manteve o domínio das ações durante o segundo tempo e, inclusive, subiu sua marcação em alguns momentos, colocando o São Caetano em dificuldade. O goleiro Vinícius Silvestre, portanto, não teve muito trabalho.

Com uma vantagem confortável no marcador, o Palmeiras diminuiu o ritmo e não criou novas boas chances para ameaçar o gol do São Caetano. Nos minutos finais, o jovem Giovani chegou a marcar após cobrança de falta de Gabriel Menino da direita, mas a arbitragem assinalou impedimento, confirmado pelo VAR.

 

 

*Por: GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

 

SÀO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (11/03) mais 5 mortes por COVID-19 no município, totalizando neste momento 161 óbitos.

Na noite desta quarta-feira (10/03) morreram 4 pacientes em hospitais públicos: mulher de 63 anos, internada desde 24/02; mulher de 64 anos, internada desde 01/03; homem de 53 anos, internado desde 27/02 e uma mulher de 80 anos, internada em 08/03. Em hospital particular morreu nesta quarta (10/03) um homem de 91 anos, internado desde 06/03.

São Carlos contabiliza neste momento 11.372 casos positivos para COVID-19 (181 resultados positivos foram divulgados hoje), com 161 óbitos confirmados e 121 descartados.

Dos 11.372 casos positivos, 10.697 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 12 óbitos sem internação, 663 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 453 receberam alta hospitalar e 149 positivos internados foram a óbito. 10.636 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 28.621 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (136 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 90 pessoas, sendo 33 adultos na enfermaria (31 positivos e 2 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 54 pessoas (53 positivos e 1 suspeito). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria com suspeita da doença. Uma criança está internada na UTI também com suspeita da COVID-19. 23 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 14 em UTI/SUS e 4 em UTI de hospital particular. 3 estão internados em enfermaria do SUS e 2 em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 93,2% (41 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 40 adultos e 1 criança). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 100%. Na enfermaria/SUS estão internadas 23 pessoas. Na rede particular 12 pessoas estão internadas na enfermaria e 14 na UTI.

Neste momento 8 pacientes com resultado positivo para COVID-19 estão em leitos de estabilização, 2 na UPA da Vila Prado, 2 na UPA do Santa Felícia e 4 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, aguardando transferência para hospitais públicos.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 48.263 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 45.395 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.868 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 29.869 pessoas já realizaram coleta de exames, 22.584 tiveram resultado negativo para COVID-19, 7.039 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 246 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira a paralisação das atividades esportivas, incluindo o Campeonato Paulista, por duas semanas, de 15 a 30 de março.

A decisão contraria a Federação Paulista de Futebol, que havia se manifestado favorável à continuação do campeonato. Os clubes da primeira divisão vão se reunir às 15h desta quinta para debater os próximos passos, o que inclui a possibilidade de jogar em outros Estados. A Federação vai se pronunciar depois disso.

O anúncio da paralisação foi feito pelo governador João Doria (PSDB) e sua equipe de governo em entrevista coletiva no começo da tarde, como parte de uma série de medidas, que inclui toque de recolher das 20h às 5h.

Está mantido o jogo desta noite, entre Palmeiras e São Caetano, assim como a rodada do próximo fim de semana.

– Para este fim de semana, as partidas programadas estão preservadas. Será a partir do dia 15, até o dia 30. Seguiremos em bom diálogo com a Federação Paulista de Futebol. O presidente Reinaldo Bastos (da Federação Paulista) é uma pessoa de excepcional diálogo, construtivo nas suas abordagens, e ele ampara bastante bem suas considerações em um comitê que o assessora. Continuaremos a dialogar com a Federação Paulista de Futebol – disse Doria.

A intenção do governo era interromper o Campeonato Paulista já neste sábado. Uma conversa entre o Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e o governador João Doria resultou no adiamento da medida e na permissão para que se dispute a rodada do próximo fim de semana.

Segundo João Medina, do Centro de Contingência do Covid-19, a decisão de paralisar o futebol foi tomada a pedido do Ministério Público Estadual.

– Estamos em uma fase emergencial. Tem prejuízo para todos os setores. Tem um sofrimento para toda a sociedade, toda a atividade econômica. Em relação ao futebol, estamos atendendo a um ofício, uma recomendação do Ministério Público Estadual. Isso fugiu da nossa alçada – afirmou Medina.

O Paulistão teve disputadas as três primeiras rodadas, de um total de 12, na fase de grupos. A paralisação repetirá o que aconteceu no ano passado, quando o campeonato parou em 16 de março, conforme se propagava a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Daquela vez, porém, a competição só retornou em 22 de julho, mais de quatro meses depois.

No Campeonato Paulista, são impactados 26 jogos: todos da quinta, sexta e sétima rodadas, além de duas partidas atrasadas – Mirassol x Inter de Limeira (15/03, pela quarta rodada) e São Bento x Palmeiras (17/03, terceira rodada).

Além do Paulistão, estão em andamento a Copa do Brasil e a Libertadores da América. No período inicial da paralisação, estão previstos dois jogos pelo torneio nacional no Estado: Marília x Criciúma, dia 17, em Marília, e Mirassol x Red Bull Bragantino, dia 18, em Mirassol.

Na última quarta-feira, em apresentação de relatório sobre medidas de prevenção à Covid, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, afirmou que partidas da Copa do Brasil marcadas para estados com restrições seriam disputadas em locais onde não há proibição.

Na Conmebol, a orientação é que se procure uma cidade de outro Estado ou, se não for possível, de outro país para a realização de jogos em regiões onde o futebol esteja proibido.

Agravamento da pandemia

A ideia de parar o futebol vinha sendo analisada nos últimos dias, devido ao agravamento do quadro epidemiológico no Estado. Havia a expectativa de que o anúncio já ocorresse nesta quarta – o governo decidiu esperar, mas deixou claro que poderia acontecer a qualquer momento.

Até esta quarta-feira, São Paulo havia registrado 62.570 mortes por Covid e mais de 2 milhões de casos. O ocupação de UTI está em 83% no Estado. Na terça-feira, foi registrado o recorde de registro de óbitos pelo novo coronavírus em um mesmo dia no território paulista em toda a pandemia: 517 vidas perdidas.

 

 

*Por Leonardo Lourenço / GE - SP

Publicado em Esportes

SÃO PAULO – O governo do estado do São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) medidas mais restritivas, diante do avanço da pandemia de Covid-19. A chamada Fase Emergencial vai começar na próxima segunda-feira (15) e irá até o dia 30 de março.

A nova etapa de restrição foi anunciada em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na tarde desta quinta-feira (11).

Fase Emergencial: principais medidas

A Fase Emergencial vai incluir medidas como a redução dos horários de funcionamento dos serviços essenciais, como padarias, supermercados e postos de gasolina. Também haverá suspensão de eventos esportivos, como o campeonato paulista de futebol, e religiosos, como cultos em igrejas.

Ainda, o teletrabalho (home office) será obrigatório para atividades administrativas não essenciais em escritórios e em órgão públicos. Também não está autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial.

Haverá também toque de recolher entre 20h e 5h – não sendo permitida a circulação nesse intervalo. A ida às praias e aos parques também estão proibidas em qualquer horário. E continua a recomendação de uso de máscaras em ambientes internos e externos.

Para evitar aglomeração nos horários de entrada do trabalho, o estado também organizou um sistema de horários. “Não vamos reduzir o transporte público. Vamos ofertar 100% das frotas de ônibus, metrô e trem, mas precisamos da cooperação de todos os trabalhos dos serviços essenciais para que sigam o escalonamento de entrada”, afirmou Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde.

Trabalhadores da indústria devem entrar entre 5h e 7h, os de serviços entre 7h e 9h e os do comércio entre 9h e 11h.

As escolas estaduais ficarão abertas apenas para as crianças que precisem de alimentação e distribuição de materiais – com agendamento prévio. As escolas privadas poderão abrir para receber crianças de pais que precisem trabalhar fora. O limite será de 35% dos alunos presencialmente.

“Precisamos das escolas funcionando. Se a escola [estadual, municipal ou particular] precisar fazer atendimento presencial pontual por algum motivo, poderá. Mas é preciso evitar ao máximo esse tipo de atividade. A recomendação é ficar em casa”, disse Rossieli Soares, secretária da Educação.

Ele também explicou que as escolas farão um recesso antecipado. “Os recessos que seriam em abril e outubro nas escolas estaduais passarão para o período entre 15 e 28 de março, para diminuir as atividades presenciais sem prejudicar o calendário escolar. O objetivo é reduzir a circulação. A recomendação para as escolas particulares é fazer algo similar. Já a rede municipal, vamos conversar também para que adotem medidas como essa”, explicou.

Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em SP, afirmou que a decisão pelo aumento das medidas restritivas foi feita com o objetivo de elevar o isolamento social para mais de 50%. “O que buscamos não é cercear o trabalho e a vida. Queremos proteger a vida das pessoas. Isso se faz pelo isolamento social e pelas vacinas, além de tratamentos clínicos baseado em evidências. Como a Fase Vermelha já suspende os serviços essenciais, foram definidas medidas que incluem mais 4 milhões de pessoas em isolamento. Aumentamos as medidas restritiva para 14 atividades”, disse Menezes.

João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência, fez um apelo diante da gravidade da situação. “Ninguém diria que, um ano após a pandemia ser declarada pela OMS, a gente estaria aqui falando de mais medidas. Se essas novas medidas não forem cumpridas nos próximos 15 dias, não será possível acompanhar a velocidade da pandemia. Se não seguimos as recomendações, não teremos leitos nos hospitais, empreendedores de sucesso morrerão, assim como trabalhadores informais e pessoas de classe média. Fiquem em casa. Não teremos soluções e milagres que vão ajudar. As medidas são antipáticas, mas o futuro vai julgar isso. Veremos quem usou medidas, quem se sacrificou para trazer resultados melhores”, disse.

Mais cedo, também nesta quinta-feira, João Doria (PSDB), governador do estado de São Paulo, divulgou vídeo em que anunciou que tomaria medidas mais duras e restritivas. Na gravação, Doria faz um apelo para que a população faça o isolamento social, afirmando ser, no momento, a principal ferramenta para frear a Covid-19.

“Estamos tentando equilibrar essa equação da economia com a saúde. Mas temos que entrar numa nova etapa do Plano São Paulo. Ela é mais restritiva, eu reconheço”, disse o governador. “Não é fácil tomar essa decisão, uma decisão impopular, difícil, dura. Nenhum governante gosta de parar as atividades econômicas de seu Estado. Eu, principalmente, entendo o sofrimento de todos.”

 

Nova fase no Plano São Paulo

A Fase Emergencial é uma nova etapa (e a mais restritiva) do Plano São Paulo, programa de controle da pandemia imposto pelo governo estadual e que condiciona a reabertura econômica aos índices de novos casos, internações e óbitos por Covid-19 nas regiões do estado.

Todo o estado estava na Fase Vermelha desde o último sábado (6). A Fase Vermelha era a fase mais restritiva imposta pelo programa até agora.

Regiões na Fase Vermelha devem fechar todo o comércio e manter em funcionamento apenas serviços considerados essenciais, como abastecimento e logística, comunicação social, construção civil, educação, farmácias e hospitais, mercados e padarias, postos de combustíveis, transporte coletivo e segurança pública. Restaurantes podem operar no formato de delivery.

Havia especulações sobre a criação da Fase Roxa, mas por enquanto, o governo optou por chamar essa etapa apenas de Fase Emergencial.

 

 

*Por Giovanna Sutto / infomoney

Publicado em Coronavírus

Pandora, a primeira mulher criada no mundo, recebeu de Zeus uma caixa que lhe era proibido abrir. E roída pela curiosidade, a tentação foi maior do que o autocontrole. Pandora abriu a caixa. A qual continha todas as graças e desgraças humanas. Num instante, todos os males se espalharam pelo mundo, e as graças escaparam e se perderam, menos uma: a esperança. Sem esperança, os mortais não conseguiriam resistir. (Brandão, 1992)

 

SÃO CARLOS/SP - É possível falar de esperança quando estamos em meio a uma pandemia que persiste e se agrava depois de um ano? Será Possível manter a esperança quando vivemos lutos, dores, medos e tantas frustrações?

Sabemos o quanto o momento é difícil para muitos, o quanto estamos em uma luta diária e que sentir, por vezes, essas emoções é inevitável. A cultura de que não podemos nos permitir sentir que precisamos ser fortes e motivados o tempo todo chega até ser cruel.

Porém, o cuidado precisa existir! Precisamos estar muito atentos à intensidade e frequência com que somos acometidos por esses sentimentos e saber usar os recursos de enfrentamento para não permanecer nesse estado emocional que pode nos levar à doença física e mental.

E é aí que entra a ESPERANÇA. Nesse cuidado, sendo usada como recurso de enfrentamento!

A esperança, palavra utilizada na maioria dos idiomas, pode ser definida como uma expectativa para o futuro e que pode servir de fator protetivo às adversidades enfrentadas.

Porém, fica a pergunta, como alcançar a esperança para utilizá-la como recurso autorregulador nesse momento? Existem alguns aspectos que podem nos auxiliar nesse sentindo. Cavaco, Guerreiro, Reis, Alves, Martins, e Santos (2010) nos indicam que a espiritualidade, suporte social, características pessoais, planejamentos com objetivos concretizáveis e novos significados de vida podem promover a esperança.

Portanto, se você percebe que a desesperança e sentimentos não bons persistem na sua vida e estão lhe trazendo prejuízos na vida social, na sua saúde física e emocional, é hora de utilizar desses recursos.

A fé, a família, ajustar os olhares para as pequenas conquistas, adequar o que lhe traz prazer com as reais possibilidades do momento, ter momentos de distração e, desligar um pouco das noticias que geram angústias são alguns exemplos de aspectos que podem ser usados como promotores de esperança nesse momento.

Observe na sua vida e identifique quais são as pessoas, coisas e situações que lhe tragam a esperança e faça bom uso desse recurso tão importante para nossa saúde. E, se ainda assim, perceber que está difícil passar por essa situação, procure a ajuda de um profissional da psicoterapia. Eles podem lhe auxiliá-lo nesse momento de maiores dificuldades.

Quem somos?

A Psicológa Aline Cristina Gavioli (CRP - 06/164909) e a Psicóloga e neuropsicologa Thaise Fernanda Mendes Soares (CRP - 06/128703) são fundadoras dos Projetos Ninho Materno e Confortável Mente. Apaixonadas pelo cuidado e pela saúde mental, visam oferecer através de seus projetos, conhecimento, apoio e acolhimento psicológico por meio do Plantão Psicológico, atendimento com atuação de caráter diretivo e focal.

Para saber mais sobre nossos projetos, acessem nossas redes sociais:

Instagram: @confortavelmente_psi

Facebook: Confortável Mente

 

*Texto escrito por Thaise Fernanda Mendes de Soares – CRP 06/128703

Programa Confortável Mente

Instituição ligada à Polícia Militar realizou cerca de 270 mil resgates e salvamentos no Estado

 

SÃO PAULO/SP - Seja em meio ao mar ou no fogo, no céu ou na terra, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo sempre está pronto para proteger a população como verdadeiros "anjos da vida". E foi exatamente isso que os mais de 8,4 mil profissionais que integram a Instituição fizeram no ano de 2020. No período, os bombeiros paulistas salvaram mais de 200 mil vidas.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Centro de Operações do CB (Cobom) atendeu 2,3 milhões de ligações pelo serviço de emergência 193. Ou seja, a cada 13 segundos um chamado foi atendido por telefone, resultando no atendimento de 480 mil ocorrências no ano.

Afogamentos, incêndios, acidentes, desastres naturais, engasgamentos são alguns dos casos em que um bombeiro é chamado e tem papel importante quanto à vida da vítima.

Em 2020, por exemplo, esses profissionais foram os responsáveis por um total de 271 mil salvamentos e resgates, que permitiram salvar 217 mil pessoas. No ano também foram combatidos cerca de 55 mil incêndios.

Trabalho preventivo

Nem só de apagar o fogo vive o Corpo de Bombeiros. A Instituição também possui um papel forte para evitar acidentes, em especial incêndios e afogamentos, com ações de orientação e conscientização que, somente no ano passado, alcançaram 2,1 milhões de pessoas. No caso de praias e balneários, 71,5 mil atividades de prevenção foram realizadas, como o famoso sinal sonoro com o apito feito por um guarda-vidas para que o banhista saia de uma área de risco.

Somado a isto, esses profissionais analisaram 39 mil projetos, realizaram 124 mil vistorias e emitiram 201 mil licenças em 2020. Estas ações são essenciais para evitar que um local funcione sem a estrutura e medidas de segurança necessárias. Ou seja, é um trabalho minucioso que tem início com o estudo do projeto de uma edificação, verificando se tudo está de acordo e apontando o que é necessário adequar, e na sequência realizando a fiscalização para confirmar se o local está dentro das normas. O último passo é aprovar ou não o seu funcionamento, sempre visando a segurança da população.

Sobre o Corpo de Bombeiros Paulista

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completa, nesta quarta-feira (10), 141 anos de existência. A unidade especializada da Polícia Militar foi criada em 1880, após um grande incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da Capital.

Com uma equipe capacitada para atuar nas mais diversas situações de risco, a instituição tem como missão atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do Estado, provendo proteção e resposta imediata a incêndios, salvamentos e resgates, além de atuar na prevenção destes acidentes.

Atualmente, o CB paulista conta com mais de 8,4 mil profissionais; 2,2 mil viaturas; e mais de 700 embarcações. A Instituição é formada por 20 grupamentos, incluindo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), 247 Estações de Bombeiros, cinco Centro de Operações, além de um Centro de Suprimento e Manutenção de Materiais Operacionais e a Escola Superior para formação de profissionais.

Publicado em Outras Notícias

Quatro pessoas foram detidas em flagrante e mais de 2,6 mil porções de cocaína apreendidas

 

PEDREIRA/SP - Policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Pedreira, na região de Campinas, localizaram uma refinaria de drogas e detiveram quatro pessoas na manhã de quarta-feira (10), no Jd. Andrade, na mesma cidade. Mais de 2,6 mil porções de cocaína foram localizadas.

A ação foi realizada durante a Operação Lab Zero, desencadeada após investigações sobre a prática criminosa. No local quatro indivíduos, sendo um adolescente, foram surpreendidos em posse das drogas que seriam distribuídas na região.

Ao todo foram apreendidas 2.693 porções de cocaína prontas para comercialização e um saco de 250g, além de 2,2 quilos de substâncias químicas que seriam misturadas com o entorpecente, 2,5 mil microtubos e utensílios de cozinha.

Os três suspeitos foram presos em flagrante por associação ao/e tráfico de drogas e corrupção de menor. O adolescente, de 17 anos, foi apreendido sob atos infracionais da mesma natureza e permaneceu à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Publicado em Outras Cidades

TAMBAÚ/SP - No dia 25/03 acontecerá mais uma entrega do Kit Merenda e Kit Hortifruti aos alunos da Rede Municipal de Ensino! O “Kit Merenda” é uma das formas de garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede pública municipal de ensino durante o período de suspensão das aulas em decorrência do enfrentamento do novo Coronavírus.

Na zona rural os kits serão entregues nos dias 25 e 26 de março e a retirada acontece na quinta-feira, dia 25/03, diretamente nas escolas e creches municipais onde as crianças estão matriculadas.

A universalidade do atendimento é uma das diretrizes da alimentação escolar, assim está garantida, mesmo neste momento de suspensão de aulas, a distribuição dos “kits de alimentos” a todos os alunos da rede municipal. Os Kits foram direcionados aos alunos das Escolas e Creches municipais, todos os alunos têm direito, sendo um total aproximado de 2.100 alunos.

Publicado em Tambaú

 

Avanço de 0,86% faz IPCA acumular alta de 5,2% nos últimos 12 meses e se aproximar do teto da meta do governo

 

SÃO PAULO/SP  - O recente salto no preço dos combustíveis (7,09%) foi responsável pela alta de 0,86% da inflação oficial de fevereiro. A taxa é a maior para o mês desde 2016, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (11), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a variação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumula alta de 1,11% em 2021 e de 5,20% nos 12 meses finalizados em fevereiro, resultado que mantém o índice acima da meta de 3,75% definida pelo Conselho Monetário Nacional para 2021, com tolerância de 1,5 ponto percentual.

 O salto dos preços foi guiado pelo setor de Transportes (2,28%), com a alta nos preços dos combustíveis (7,09%). Entre os destaques aparecem a gasolina (7,11%), o etanol (8,06%), o óleo diesel (5,40%) e o gás veicular (0,69%). Com os resultados de fevereiro, o item combustíveis acumula alta de 28,44% nos últimos nove meses.

No mesmo segmento, também apresentaram altas significativas os preços dos automóveis novos (0,55%) e usados (0,71%) e dos pneus (1,26%). Já a alta de 0,33% no preço das passagens de ônibus foi guiada pelos reajustes de 8,7% nas tarifas do Recife e de 2,61% em Vitória. Também pesou no índice o novo preço cobrado pelas tarifas de trem no Rio de Janeiro.

Também houve um avanço de 2,48% nos preços do grupo educação, puxado pela retirada de descontos praticados por algumas instituições no início da pandemia do novo coronavírus. As maiores variações do segmento vieram da pré-escola (6,37%), do ensino fundamental (4,92%) e do ensino médio (4,45%), e as menores, do ensino superior (0,94%) e do curso técnico (0,91%).


Alimentos

O grupo de alimentação e bebidas registrou alta de 0,27% em fevereiro, o que representa o terceiro mês consecutivo de desaceleração nos preços do setor. Em novembro, dezembro e janeiro, as taxas haviam sido de 2,54%, 1,74% e 1,02%, respectivamente.

A variação menor nos valores dos alimentos consumidos dentro de casa foi guiada pelos saltos nos preços da batata-inglesa (-14,7%), do tomate (-8,55%), do leite longa vida (-3,3%), do óleo de soja (-3,15%) e do arroz (-1,52%). Por outro lado, segue em alta o preço da cebola (15,59%) e as carnes, que haviam apresentado queda de 0,08% em janeiro, subiram 1,72% em fevereiro.

A alimentação fora do domicílio também desacelerou (de 0,91% para 0,27%), especialmente por conta do lanche (0,11%), cuja variação no mês anterior havia sido de 1,83%.

O IPCA é calculado com base na cesta de consumo das famílias com renda entre um (R$ 1.045) a 40 salários mínimos (R$ 44.000), e abrange dez regiões metropolitanas do Brasil, além de outros seis municípios.

 

Por R7

Publicado em Economia

RIO DE JANEIRO/RJ - Nesta última quarta-feira (10), Rafa Kalimann impressionou seus mais de 20 milhões de seguidores do Instagram ao publicar um novo clique de verão.

A ex-BBB deu o que falar ao posar num cenário natural e deixou os fãs de queixo caído ao exibir toda sua boa forma enquanto ostentava seu shape sarado e bronzeado em mais um dia de sol no Rio de Janeiro.

 

A foto da morena fez o maior sucesso no Instagram e contou com mais de 604 mil curtidas, além de inúmeros elogios dos fãs nos comentários.

Recentemente, em entrevista à revista ‘Casa Vogue’, a ex-BBB Rafa Kalimann exibiu sua nova cobertura localizada na área nobre da cidade de São Paulo, no bairro do Jardins e surpreendeu a web.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.