fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 17 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (18/03) mais 2 óbitos por COVID-19 no município, totalizando 171 mortes.

Morreram nesta quinta-feira (18/03) um homem de 45 anos, internado em hospital público desde 03/03 e um homem de 57 anos, internado em hospital público desde 09/03.

Também morreram nesta quinta (18/03) dois pacientes de Ibaté internados em hospitais públicos de São Carlos. Trata-se de um homem de 62 anos, internado desde 02/03 e um homem de 68 anos, internado desde 13/03.

São Carlos contabiliza neste momento 12.468 casos positivos para COVID-19 (131 resultados positivos foram divulgados hoje), com 171 óbitos confirmados e 124 descartados.

Dos 12.468 casos positivos, 11.749 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 16 óbitos sem internação, 703 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 465 receberam alta hospitalar e 155 positivos internados foram a óbito.11.559 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 29.553 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (185 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 109 pessoas, sendo 41 adultos na enfermaria (39 positivos e 2 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 61 pessoas (61 positivos). Neste momento 6 crianças estão internadas na enfermaria, 2 com suspeita da doença e 4 com resultado negativo. Uma criança está internada na UTI/SUS com resultado negativo para COVID-19. 17 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 8 em UTI/SUS e 5 em UTI de hospital particular. 2 estão internados em enfermaria do SUS e 2 em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 100% (40 adultos estão internados). Na enfermaria/SUS estão internadas 25 pessoas. Na rede particular 22 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI.

Dos 4 leitos de UTI/SUS para crianças, 1 está ocupado neste momento.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 16 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 2 na UPA do Aracy, 5 na do Santa Felícia, 7 na Vila Prado e 2 no Centro de Triagem.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 50.422 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 48.229 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.913 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 31.364 pessoas já realizaram coleta de exames, 23.505 tiveram resultado negativo para COVID-19, 7.683 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 176 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

O expediente interno será feito de forma intercalada, respeitado o percentual máximo de 50% de forma presencial

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos publicou no Diário Oficial do município desta quinta-feira (18/03/2021), o Decreto Municipal n° 133/2021 que dispõe sobre o expediente nas unidades da administração direta e indireta.

O expediente interno permanecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, porém de forma intercalada, sendo que deverá ser respeitado o percentual máximo de 50% de forma presencial nos locais de trabalho. A medida foi tomada em virtude da necessidade de contingenciamento de circulação de pessoas, inclusive no transporte coletivo do município para conter a disseminação da COVID-19.

SAAE, Fundação Pró-Memória, Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Prohab, também devem seguir a nova determinação. Os serviços essenciais permanecem com atendimento integral.

Portanto não foram incluídas no decreto as secretarias e unidades consideradas prioritárias e de atenção especial, como Secretaria Municipal de Saúde, o que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) que continuarão atendendo das 7h às 17h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) também permanecem com atendimento 24 horas.

As unidades nas quais a jornada de trabalho dos servidores ocorre em escala 12×36 (Guarda Municipal), em escala de revezamento 52 (cemitérios, canil e parque ecológico) e em escala fixa 6×1 (agentes de trânsito) também não sofrem nenhuma alteração no expediente.

O agendamento para atendimento presencial também está suspenso neste momento. O Decreto Municipal n° 133/2021 entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de março.

 

Publicado em Coronavírus

 

Neste sábado também vai ter plantão nos postos volantes da FESC e do Luisão

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, através do trabalho integrado do Departamento de Vigilância em Saúde e do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, confirmou a antecipação do início da vacinação de idosos de 72 a 74 anos contra a COVID-19 em primeira dose, iniciando a imunização desse grupo a partir desta sexta-feira (19/03). Como nessa faixa etária o público é maior, excepcionalmente, neste sábado (20/03), também vai ter plantão de vacinação nos postos volantes da FESC, na Vila Nery, e do Estádio do Luisão, na Vila Prado, das 9h às 13h.

O adiantamento da data inicial faz parte de uma recomendação do Governo do Estado que, por conta disto, encaminhou ao Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara) mais 5.370 doses destinadas a São Carlos de forma antecipada, e que foram retiradas pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesta quinta-feira (18/03).

Do total de imunizantes, 4.314 serão para atender 100% do público alvo composto por idosos de 72 a 74 anos, 236 para os 10% restantes de idosos de 75 e 76 anos ainda não imunizados em primeira dose, e 820 estão reservados para a segunda dose dos idosos de 80 a 84 anos.

No total, são 12 os locais em que os idosos podem procurar para receber tanto a primeira como a segunda dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação) do imunizante contra o novo coronavírus. Estarão realizando a imunização as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Aracy, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá, Redenção, Santa Felícia e Vila Izabel e as Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Antenor Garcia, Jóquei Clube/Guanabara e Santa Angelina/Arnon de Mello. Todas atendem das 9h às 13h.

Nos postos volantes, ou seja, que funcionam na modalidade drive thru, o idoso também poderá ser imunizado na FESC I e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, das 9h às 14h. Como o movimento de veículos é grande nestes dois locais, a Secretaria de Transporte e Trânsito solicita aos motoristas que não vão receber a vacina nessa etapa, para que evitem circular nessas regiões da Vila Nery e da Vila Prado.

Já os idosos que são cadastrados no Programa de Saúde da Família devem procurar diretamente a USF na qual já recebem tratamento médico.

É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos de 80 a 84 anos que receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

Quanto aos idosos acamados, o familiar ou responsável deve informar a condição de mobilidade no posto de saúde de referência. Com isso, a vacinação em domicílio será agendada pelos servidores da unidade.

Profissionais de saúde - A segunda dose da vacinação dos profissionais de saúde também prossegue normalmente. Estas pessoas, conforme a data agendada em seu cartão de vacinação, podem procurar, das 14h às 17h, as UBS’s do Aracy, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá, Redenção, Santa Felícia ou Vila Izabel, bem como as USF’s do Antenor Garcia, Jóquei Club/Guanabara ou Santa Angelina/Arnon de Mello, para receberem a dose complementar.

Para isto, é necessário levar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF.

 
Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Sabedoria popular tem a solução pro caos na saúde, na economia, na política e na educação. O povo sabe das coisas, já dizia a minha avó. Sabe mesmo?

O vizinho da esquerda diz que tem que abrir tudo e deixar o povo trabalhar, o da direita já acha que tem que fechar tudo. E sabe que os dois têm argumentos bons, cada um defendendo o seu ponto de vista?

Pro médico parece que o que importa agora é não deixar ninguém morrer de COVID. Já o economista que as pessoas consigam continuar vivendo (ou sobrevivendo)...

Tem quem ache que o médico está certo, só não sabe dizer como o povo vai fazer pra conseguir continuar pagando a prestação da casa afinal, pra obedecer ao “FIQUE EM CASA” tem que ter uma casa pra ficar. E como fazer o pedido do mês? Afinal, as pessoas continuam comendo e usando papel higiênico...

Agora, se o economista é quem está certo, então ele bem que podia trabalhar como voluntário ajudando as equipes de saúde que atendem os pacientes de COVID. Talvez ele consiga não se abalar tanto com o sofrimento dos pacientes que respiram com tanta dificuldade.

Um sistema de saúde público não sucateado garantiria boas condições de atendimento e não estamos falando só dos pacientes de COVID, mas dos com dengue, zica, chikungunya, AVC, infarto, câncer, H1N1, dos que precisam de fisioterapia pra se recuperar de uma lesão ou derrame e por aí vai.

Pro professor é crime voltar às aulas presenciais nas atuais condições de trabalho. Se o professor, conhecedor da realidade do dia a dia nas escolas, está certo então por que não defenderam com o mesmo empenho as melhorias de condições de trabalho e de gestão pública pra garantir uma educação de qualidade e com segurança aos alunos da rede pública?

Pra alguns pais, que têm que sair de casa pra trabalhar, o perigo maior é deixar os filhos sozinhos em casa, na casa da vó ou sabe-se lá onde. Estes pais têm algum grau de razão, e nem precisa do Conselho Tutelar pra ver isso.

Numa coisa pais e professores estão de acordo: a qualidade de ensino caiu muito com a pandemia – que tipo de médico, de advogado, de gestor público, de político, de chefe de família essa geração vai ser?

Se na fila interminável do banco, tem quem ache que a solução pro caos é derrubar o Dória, na mesma fila tem quem ache que o a culpa é do Bolsonaro - e também tem aqueles que acham que é tudo golpe de esquerda e a solução é derrubar o STF (Supremo Tribunal Federal).

O fato é que por muitos anos houve falhas de gestão dos serviços públicos a nível Federal, Estadual e Municipal.

Da mesma forma, quem tinha que fiscalizar também falhou. Falamos aqui de Senadores, Deputados Federais e Estaduais e de Vereadores também. A estes cabem a fiscalização do que os Executivos (Governo Federal, Estadual e Municipal) fazem.

Não seria absurdo pensar que muitos foram coniventes ou seja: sabendo de algo negativo estava sendo feito por outros e não fizeram nada para impedi-lo, embora pudessem fazê-lo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doença ou enfermidade”.

Não é só uma questão de não morrer de COVID e nem só de viver do jeito que quiser pra depois morrer de COVID. Ter saúde é viver com qualidade. É ter saúde, segurança, educação, emprego, moradia, alimentação, lazer, cultura, respeitar e ser respeitado!  

Pra que a gente possa seguir em frente, basta que cada um siga o que rege a Constituição Federal. Quando isso acontecer, não haverá divergência entre o vizinho da direita e o da esquerda – e o do meio terá, pra começar, “Pão e Paz” e um dia terá a tão sonhada saúde tal qual a define a OMS.

 

Escrito por: Elaine La Serra é funcionária pública municipal, técnica em segurança do trabalho, mãe, esposa, sensível à causa animal e adora um dedinho de prosa.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - O senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral nesta quinta-feira (18) após ter sido diagnosticado com Covid-19, em São Paulo. A informação foi divulgada pela família através das redes sociais do senador.

como Major Olímpio (PSL), estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 de março foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

Além de Olímpio, também já morreram de coronavírus, desde o início da pandemia, os senadores José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olímpio completaria 59 anos em 20 de março. Foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Antes de se dedicar à carreira política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.

O senador deixa esposa e dois filhos. Antes de ingressar no PSL, em março de 2018, o senador já havia passado pelo Partido Verde, PDT e Solidariedade.

Além de bacharel em ciências jurídicas e sociais, titulação obtida ao concluir da Academia do Barro Branco da Polícia Militar, exerceu as profissões de jornalista, professor de educação física e de técnica em defesa pessoal, além de ter sido instrutor de tiro.

Há uma semana, a família publicou nas redes sociais de Olímpio que o quadro dele “era estável e inspirava cuidados” e pedia orações e respeito para que ele continuasse o tratamento. A piora no quadro de Olímpio provocado pela Covid-19 foi rápida. No dia 4 de março, quando internado, o senador usou as redes sociais para dizer que estava "evoluindo satisfatoriamente" e que “apesar da gravidade e tenho fé que em breve estou de volta ao combate!”.

Apesar da internação, Major Olímpio chegou a participar, em 3 de março de uma sessão de trabalhos do Senado, através de videoconferência direto do hospital.

 

Veja a publicação feita pela conta oficial do Senador no twitter: 

 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL) protocolou um projeto de lei no legislativo São-Carlense propondo a criação da “Adoção animal responsável”, buscando o estreitamento da relação da população com os animais e o senso de responsabilidade social.

O vereador alegou que com esta lei, o objetivo é que tenhamos uma semana de conscientização para adoção de nossos animais, através da união de todos os responsáveis, poder público e sociedade civil para que nossos animais possam ser acolhidos em mais lares.

“A “Adoção animal responsável” propõe a realização de uma maciça campanha de adoção realizada de forma anual em nossa cidade. Muitas famílias querem realizar esta adoção, mas não sabem como proceder”, disse o vereador. 

Outro objetivo desta lei é alertar sobre os maus tratos aos animais. “Nosso foco também é conscientizar a população sobre os maus tratos e abandono de animais”, ressaltou o parlamentar.

Publicado em Política

Queda de 4,1% do PIB, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, não é a pior notícia sobre a crise econômica brasileira, aponta Federação

 
SÃO PAULO/SP - A notícia veio até melhor do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 4,1% em 2020 em comparação com o ano anterior, puxado pelas quedas significativas dos serviços (-4,5%), do consumo das famílias (-5,5%) e do volume de importações (-10%). O melhor resultado – como já é comum há alguns anos – foi do agronegócio, que cresceu 2%. No começo da pandemia, houve quem previu uma retração do PIB que beirava o dobro do que realmente aconteceu.
 
Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no entanto, as notícias seguem sendo desanimadoras – e por dois motivos.
 
O primeiro (e mais importante deles) é que a última vez que o Brasil cresceu significativamente foi em 2013 – 3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois, estacionou em 0,5% em 2014 e caiu nos anos seguintes: -3,5% em 2015 e -3,3% em 2016. Quando começava a indicar um cenário de retomada, com expansões tímidas do PIB em 2017 (1,3%), 2018 (1,1%) e 2019 (1,1%), veio a pandemia. Diante desses números, é possível dizer que o País só vai retomar o patamar do começo da década passada em 2023 – isso se daqui até lá sustentar um crescimento de, pelo menos, 2% ao ano. 
 
Em outras palavras, se nada der errado daqui para frente, o Brasil só voltará ao patamar de 2013 exatamente dez anos depois. É, portanto, a verdadeira década perdida.
 
E esse é o segundo (e mais preocupante) motivo: as perspectivas de um crescimento nesse ritmo são poucas. Isso porque 2021 já começou com desafios enormes para a economia do País, com um primeiro trimestre marcado por uma nova queda do consumo das famílias em meio ao auge da crise de covid-19, cujos impactos se verão no PIB trimestral. Além disso, há ainda as dúvidas de longo prazo sobre a capacidade do governo federal em implantar uma política de austeridade fiscal cortando despesas.
 
Ainda que o PIB cresça entre 3% e 3,5% em 2021, será muito mais por conta do efeito comparativo da queda de 4,1% em 2020 do que um indicativo sólido da retomada econômica.
 
Para a FecomercioSP, o caminho pode começar a ser trilhado por uma verdadeira reforma do Estado, diminuindo tributos, acelerando investimentos e contendo a alta da inflação por meio de uma política de juros baixos.
 
Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Publicado em Economia
Quinta, 18 Março 2021 14:00

Mitos e Verdades sobre a Saúde Mental

SÃO CARLOS/SP - As pressões socioeconômicas, a ansiedade, o medo e a falta de controle que estamos vivenciando influenciam para o adoecimento da saúde mental individual e coletivamente. Por isso, devemos buscar alternativas para não adoecermos fisicamente e psicologicamente.

Entender que a estabilidade mental tem intensa relação com o bem-estar é extremamente importante, visto que ela possibilita o ajustamento nas relações sociais através do controle das emoções positivas e negativas.

Devemos lembrar que os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores, podendo ser: sociais, genéticos, psicológicos e ambientais.

Ter um olhar atento às mudanças comportamentais e à presença exacerbada de pensamentos e emoções negativas é essencial para a prevenção do adoecimento.

Infelizmente, vivenciamos alguns estigmas e preconceitos relacionados à saúde mental, o que prejudica diretamente no cuidado, bem como acaba favorecendo que a pessoa seja mal compreendida e, assim, a busca pelo tratamento seja tardio.

Dentre as concepções erradas temos:

  • Transtorno mental é sinônimo de loucura;
  • Depressão e tristeza são a mesma coisa;
  • Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza;
  • Se eu tenho que ir a um psiquiatra, meu caso deve ser muito grave e
  • Os medicamentos psiquiátricos viciam.

 

Por isso, debater sobre esse tema é muito importante, principalmente para sua desmitificação, já que, historicamente, a saúde mental carrega raízes marcadas por torturas, aprisionamento e métodos de tratamento extremamente agressivos.

Portanto, disseminar informações corretas e que encorajem a busca e o olhar para a saúde mental é extremamente importante, pois auxilia na busca por tratamentos e soluções adequadas quando necessário. Lembrando que quanto mais cedo for a busca pelo tratamento, melhor será seu prognóstico. E que todo diagnóstico deve ocorrer através de um profissional especializado.

Quem somos?

A Psicológa Aline Cristina Gavioli (CRP - 06/164909) e a Psicóloga e neuropsicologa Thaise Fernanda Mendes Soares (CRP - 06/128703) são fundadoras dos Projetos Ninho Materno e Confortável Mente. Apaixonadas pelo cuidado e pela saúde mental, visam oferecer através de seus projetos, conhecimento, apoio e acolhimento psicológico por meio do Plantão Psicológico, atendimento com atuação de caráter diretivo e focal.

Para saber mais sobre nossos projetos, acessem nossas redes sociais:

Instagram@confortavelmente_psi

FacebookConfortável Mente

 

*Texto escrito por Aline Cristina Gavioli (CRP - 06/164909)

Programa Confortável Mente

RIO DE JANEIRO/RJ - Darlin Ferratry, a mãe da cantora Lexa, brincou com a imaginação de seus mais de 300 mil seguidores do Instagram na quarta-feira (17).

A empresária posou toda elegante em seu escritório, esbanjando seu corpão impressionante ao apostar num look mais elegante sem perder o estilo, porém, o que chamou atenção dos seguidores não foi somente a boa forma de Darlin, mas também a legenda do clique.

“Eu fico aqui pensando, eu nua fazendo essa foto e desligando o ar condicionado, poupando luz e me exibindo. Ai ai, seria legal. Sim, isso mesmo, tem dia que a gente pensa mer**”, disse com emojis de risada.

Nos comentários, Lexa logo tratou de repreender a mãe com um comentário bem divertido, que arrancou risadas dos seguidores. “Nãoooooooo”, brincou a cantora. Outros fãs não perderam a oportunidade de incentivar Darlin a fazer o clique ousado que imagina.

 

 

 

*Por: Gabriela Ellin /METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO PAULO/SP - Agnaldo Timóteo, 84, foi internado por complicação da covid-19 nesta quarta-feira, 17, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada pelo sobrinho do cantor e compositor pelas redes sociais.

A equipe médica informou ao G1 que o estado de saúde do cantor é grave, porém estável, e o compositor não foi entubado. Os médicos acreditam que ele tenha contraído o coronavírus entre a primeira e a segunda dose da vacina, já que o artista havia tomado o reforço nesta segunda-feira, 15.

De acordo com o hospital, o cantor reclamou de falta de ar na noite de terça-feira, 16, e a tomografia apontou "acometimento de médio a grave" dos pulmões. Agnaldo foi medicado e isolado.

O sobrinho do cantor, Timotinho Silva, escreveu em sua rede social: "Uma imensa corrente de fé está sendo formada em prol do restabelecimento do seu quadro de saúde. A família agradece o carinho e as orações que vem recebendo de inúmeras pessoas e registra um agradecimento especial para a Rede Hospital Casa, que vem dedicando com a máxima excelência o atendimento prestado ao nosso querido Agnaldo Timóteo".

 

 

*Por: ESTADÃO

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.