fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 25 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta sexta-feira (26/03) 8 casos da cepa brasileira (P1) do novo coronavírus em São Carlos.

No último dia 10 de março o Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos encaminhou amostras de 10 pacientes para o sequenciamento de nova geração (NGS - Next Generation sequencing) do SARS CoV2 para o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes do município com Síndrome Respiratória Aguda Grave, internados em UTI, com ventilação mecânica invasiva, sendo três do Hospital Universitário (HU/UFSCar), 4 da Santa Casa e três da Unimed.

Nesta sexta-feira (26/03) o Departamento de Vigilância em Saúde recebeu os resultados. Das 10 amostras sequenciadas, oito eram variantes P1 e duas, de outras linhagens já conhecidas de SARS-CoV-2. A variante P1 foi identificada inicialmente em Manaus e tem sido detectada em vários outros municípios do Brasil.

“Agradecemos o trabalho do Laboratório de Parasitologia Médica do Instituto de Medicina Tropical da USP por ter nos dado esse apoio e também o laboratório DNA Consult pela logística de envio das amostras. Na verdade, esperávamos essa comprovação uma vez que essa nova variante já estava circulando em outros municípios da região, inclusive em Araraquara”, destaca Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, com o aumento da transmissão da COVID-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados a circulação da nova cepa já era esperada. “Por isso mesmo antes do resultado dos exames, a Prefeitura já anunciou novas medidas restritivas válidas a partir deste sábado. Esperamos que a população entenda a gravidade da situação e nos ajude a parar essa transmissão”.


NOVAS MEDIDAS – A partir deste sábado, dia 27 de março, a multa para proprietários de área de lazer que alugam esses locais para promoção de eventos sociais e, consequentemente, aglomerações, será de R$ 10 mil, além de encargos sanitários e de posturas. A Prefeitura também decretou ponto facultativo na quinta-feira (01/04), já que no dia seguinte é sexta-feira da paixão (02/04), já considerado feriado nacional e proibiu vendas por sistema drive thru durante a semana da páscoa.

No período de 27 de março a 4 de abril, o comércio essencial e não essencial, incluindo bares e restaurantes, somente poderão atender por delivery, com proibição de retirada de produtos no local e por drive thru.

Para mercados, hipermercados, atacadistas/varejistas, a pedido do governador João Doria e do coordenador do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, a recomendação é manter o atendimento presencial, sendo assim, o horário de funcionamento, do segmento, continuará limitado até às 20h.

Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Com a proximidade da Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário nacional, e também uma época de muito consumo, o Procon de São Carlos orienta os consumidores na hora da compra dos ovos de chocolates e de outros produtos típicos para a data. Questões como peso, anúncio promocionais, variação de preços, prazo de validades e certificados devem ser levados em consideração na hora de escolher os produtos.

Sendo assim, o Procon São Carlos, orienta o consumidor para que verifique se as informações contidas em folhetos, anúncios, encartes ou qualquer outra forma de publicidade correspondem ao que está sendo ofertado. Toda e qualquer informação falsa ou incorreta é considerada propaganda enganosa, conforme Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor.

No caso dos ovos de chocolates, tanto para os industrializados quanto para os artesanais, existe grande diferença nos preços e o consumidor deve fazer uma pesquisa prévia. Além disso, é necessário atenção quanto aos rótulos dos produtos, eles devem discriminar a validade, informações sobre o fabricante e o peso.

Outra questão a ser levada em consideração é ao peso do produto, pois as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas. A lista de ingredientes e a composição também exigem atenção redobrada, principalmente no caso de ovos dietéticos, light ou indicados a tipos específico de consumidor, já que algumas doenças, como diabetes e a doença celíaca, impedem a ingestão de açúcar ou glúten.

De acordo com o Procon de São Carlos, os ovos de chocolate produzidos artesanalmente devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, dentro de padrões de qualidade e higiene. Já para os ovos voltados para o público infantil, principalmente os que trazem brinquedos em seu interior, é necessário que se observe se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o uso do brinquedo.

Caso o consumidor optar por ovos mais baratos que estejam em bancas de promoção, com a informação de que estão “amassados”, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto por este motivo. Além dos chocolates, a venda de azeites, vinhos e peixes, que também aumentam nesta época de páscoa, inspiram atenção. O Procon orienta que o consumidor observe o prazo de validade, a higiene do local que vende e o armazenamento dos produtos.

No caso de peixes congelados, bem procurados na semana santa, devem ser mantidos em freezers, que não estejam superlotados. O bacalhau é o principal alvo de fraudes, nesta época de grande procura, por isso ele deve ter sua procedência identificada. Uma prática muito comum é a comercialização de peixes de menor valor, que são vendidos como se fossem bacalhau, que segundo o Procon pode se enquadrar como fraude, já que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o Procon, a pesagem dos peixes também merece atenção, já que algumas práticas abusivas foram desenvolvidas para aumentar o peso do pescado. Com frequência, encontram-se casos onde o pescado é deixado de molho, com produtos, como os derivados de fosfato, que aumentam a quantidade de água em sua musculatura e consequentemente o peso. O Procon orienta que o consumidor ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, use a balança do estabelecimento para conferir o peso do produto. Não deixe de considerar o peso líquido do pescado e o peso da embalagem.

A orientação da diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortes, é para que o consumidor faça a comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos. “Como estamos no momento de pandemia, o levantamento deve ser feito em lojas virtuais, considerando a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido. Nas lojas virtuais, é fundamental também levar em conta o preço do frete”, alertou Juliana, que reforçou as principais dicas:

 - Observe a embalagem dos ovos ou das barras de chocolate. Eles devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem;

- Desconfie de preços muito baixos e de promoções “imperdíveis”;

 - Exija a nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação;

- Havendo problemas com o produto adquirido, o consumidor munido da nota fiscal, deve dirigir-se até o comércio e relatar a reclamação. Não sendo resolvido, o consumidor deve procurar os órgãos de Defesa do Consumidor, dentre eles, o Procon que tomará as devidas providências;

 - Qualquer desrespeito aos direitos do consumidor ou comercialização de forma indevida, deve ser comunicado aos órgãos competentes.

- É importante verificar com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, divulga o cronograma dos trabalhos de manutenção de áreas verdes e serviços urbanos para a próxima semana.

 De 29 de março a 31 de março, os trabalhos de roçagem e limpeza estarão concentrados nas áreas públicas do Jardim Araucária, Cemitério Nossa Senhora do Carmo (continuação), Jardim Botafogo (continuação), Jardim Cruzeiro do Sul (continuação), Avenida Grécia (continuação), Avenida Bruno Ruggiero Filho e na Avenida João Dagnone de Melo.

Uma outra frente de trabalho de serviços urbanos, concentra esforços na manutenção elétrica e iluminação na Praça dos Pombos, Praça Roberley Jairo de Oliveira (Vila Marcelino), Praça Coronel Paulino Carlos Botelho (Catedral), Avenida São Carlos (região central) Praça Samuel Tadeu Amaral (defronte ao batalhão de Polícia), Área de Lazer no Parque dos Timburis e na Praça Christiano Altenfelder Silva (Praça da XV).

Também será realizada na próxima semana a manutenção de galerias, drenagens de água e recuperação de bocas de lobo no centro (continuação) e Parque Novo Mundo (CEAT); limpeza do Córrego do Tijuco Preto (continuação); manutenção de calçadas na Avenida Henrique Gregori (continuação) e Avenida Tancredo Neves (continuação), além da terraplanagem nas estradas de terra da Quinta da Felicidade (continuação).

Publicado em Outras Notícias

EUA - Rihanna surpreendeu os fãs na última quarta-feira (24). A cantora, que não lança um álbum desde 2016, disse que pode retornar ao mundo da música em breve. A revelação aconteceu após o comentário de um seguidor em uma publicação do Instagram da cantora, em comemoração a um recorde de seu último álbum, “Anti”.

“Comemore lançando uma nova música!”, pediu o fã. Em resposta, Rihanna escreveu: “Acho que eu deveria. Mas só uma, risos”.

O oitavo álbum de estúdio da cantora se tornou o primeiro de uma artista negra a passar cinco anos no ranking Hot 200, da revista Billboard. Rihanna agradeceu ao time com quem trabalha e a todos os seus apoiadores.

Mesmo focada em sua carreira como empresária de moda e beleza, a dona das empresas que carregam o sobrenome “Fenty” não deixou a música totalmente de lado e chegou a colaborar com alguns artistas. Seu trabalho mais recente foi na canção “Believe It”, de Partynextdoor, há onze meses.

 

 

*Por: Isabela Oliveira / PaiPee

Publicado em Pop & Arte

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos realiza nesta sexta-feira (26), às 19h, uma sessão solene online em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na qual serão prestadas homenagens às profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.  As homenageadas serão agraciadas com o Prêmio Jurandyra Fehr, instituído lei nº 19.925 , de 17 de novembro de 2020, de autoria do vereador Robertinho Mori.

Em razão das medidas restritivas para evitar a propagação da doença, a população não terá acesso ao plenário, mas poderá acompanhar a solenidade, que será transmitida ao vivo pelo Canal 8 da Net, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal.

A realização da solenidade anual alusiva ao Dia Internacional da Mulher no Legislativo são-carlense atende à Lei Municipal No. 14.429, de 28 de março de 2008.

Na oportunidade serão homenageadas as seguintes profissionais de saúde indicadas pelos vereadores:

Adriana de Arruda Prado (Chefe de Seção de Apoio e Atenção Especializada, da Secretaria Municipal de Saúde), Andrea Cogo (Médica da UPA da Vila Prado), Angela Aparecida de Godoi Madeira (Enfermeira do Hospital Universitário UFSCar e da UPA Santa Felícia), Crislaine Aparecida Antonio Mestre (Diretora da Vigilância Epidemiológica do Município), Denise Aparecida Braga (Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde), Eliane Mendonça da Silva (Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos), Flávia Trevisan Figueiredo (Enfermeira da UPA Santa Felícia), Isabel de Matos Santos Ribeiro (Enfermeira do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar SAD, de São Carlos), Janete Akamine (Gerente Assistencial Hospitalar da UNIMED São Carlos), Josineide Dantas de Farias (Enfermeira da UBS Vila Nery), Katia Spiller (Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de São Carlos), Maiara Costa Spadacini (Enfermeira do Pronto Atendimento no São Francisco Saúde São Carlos), Neusa das Graças Pereira de Souza (Auxiliar de Enfermagem da UBS da Aracy), Siumeria de Cassia Carneiro Silva (Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e também do SAMU), Tamara Rodrigues da Silva Destro (Fisioterapeuta da UTI-COVID da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos), Valéria Cristina Gabassa (Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário UFSCar) e Vanessa Soriano Barbuto (Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde).

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), informa que está trabalhando na sua capacidade máxima operacional nos atendimentos à Covid-19.

O HU-UFSCar, em alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde, tem disponível para o atendimento de casos de Covid-19 10 leitos de UTI e 24 de enfermaria, e há dez dias habilitou mais quatro leitos de suporte ventilatório para pacientes com necessidade de terapia intensiva que aguardam transferência para um leito de UTI.

Além dos atendimentos de Covid-19, o HU recebe através da rede de saúde os encaminhamentos para seu Pronto Atendimento, Ambulatório e internação de demais doenças. Para esses casos, a unidade conta com 16 leitos disponíveis.

Quanto aos insumos, profissionais e equipamentos, o HU-UFSCar informa que, no momento, possui a quantidade necessária para o atendimento de todos os leitos nos moldes que foram pactuados com os gestores municipais e regionais.

Com o aumento expressivo do número de casos, principalmente daqueles com maior gravidade, o HU-UFSCar não tem medido esforços para realizar os atendimentos e, além de criar leitos destinados ao tratamento da Covid-19, tem realizado diversas ações para oferecer os melhores serviços possíveis nas áreas de assistência, ensino e pesquisa. 

Dentre as ações implementadas, estão o remanejamento de seus profissionais, a contratação emergencial via processo seletivo da Ebserh, a adequação de estrutura física, o reforço na compra de insumos e de equipamentos de proteção individual, a ampliação do contrato de gases medicinais e a suspensão de cirurgias eletivas. O HU-UFSCar criou também um ambulatório específico para o acompanhamento dos pacientes de todo o Município após a alta hospitalar da Covid-19.  

A unidade hospitalar reforça que, como hospital universitário, continua realizando todas as suas funções de ensino e pesquisa. Esclarece também que tem como prioridade assegurar um atendimento de qualidade a todos os pacientes e garantir a segurança de seus profissionais, que têm atuado incansavelmente no enfrentamento da pandemia.  

Neste momento crítico, o HU-UFSCar reforça a toda a sociedade a necessidade e a importância do isolamento social e do cumprimento dos protocolos sanitários para prevenir o contágio, o que inclui a higienização constante das mãos e o uso correto das máscaras. Diante do cenário atual, reitera a necessidade de medidas mais restritivas de isolamento social como uma forma eficaz para conter o número de infectados e o consequente número de internações, de modo que possa assegurar o atendimento a todos os pacientes.

A representação pede decisão urgente para frear às contaminações na cidade

 

SÃO CARLOS/SP - Lockdown agora. Este é o teor da representação protocolada junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo, na quinta-feira, 25, assinada pela deputada estadual Márcia Lia, a vereadora Raquel Auxiliadora, o PT e a Subsede da CUT São Carlos.

O documento destaca que a situação na cidade é de descontrole da pandemia, levando o sistema de saúde ao colapso. Na tarde de quinta-feira a Santa Casa deixou de receber pacientes com Covid-19 por falta de medicamentos para atender nas UTIs.

De acordo com Raquel, o prefeito municipal continua colocando a responsabilidade no governo do Estado, na região, e agora na população. “Cada dia de espera é uma eternidade para o enfrentamento da pandemia. A tomada de ação é urgente. Precisamos responsabilizar a gestão municipal pela omissão na tomada dessas medidas e pelo genocídio que acontecerá em nossa cidade nos próximos dias”.

O fundamento da representação é a necessidade de medidas urgentes diante da falta de medicamentos, como anestésicos, a completa lotação de leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19 na cidade e a falta de iniciativas concretas do Executivo municipal como forma eficaz de reduzir o número de contaminações. Ainda, o documento relata a demissão de mais de 20 profissionais de saúde, na Santa Casa.

“Estamos acompanhando esse drama vivido pela população de São Carlos e, diante da impossibilidade de tratamento das pessoas doentes, vimos como medida emergencial e eficaz o lockdown total”, afirma a deputada Márcia Lia, ao citar o exemplo de Araraquara, que conseguiu reduzir a 7% as contaminações um mês após o fechamento total do comércio por uma semana.

São Carlos registrou, no último domingo, quatro mortes por Covid-19, sendo 20 óbitos na última semana. No dia 24, mais duas mortes foram confirmadas em decorrência do novo coronavírus. Só na Santa Casa, de acordo com o boletim da própria instituição, há 72 pacientes internados com Covid-19 e 710 pacientes confirmados que realizaram os testes no hospital.

“O grito de socorro das unidades de saúde e especificamente da nossa Santa Casa é claro e não há qualquer iniciativa do poder público. Esperamos sensibilizar o MP diante da morte de muitas pessoas na cidade. Sem a redução de casos, nosso sistema de saúde não consegue dar respostas e o número de infectados e mortos só vai aumentar. Por isso representamos ao MP, para salvar vidas, que é o que mais importa neste momento”, finaliza a vereadora Raquel Auxiliadora.

Publicado em Política

Os trabalhadores responderam à pergunta, “Você concorda com o Isolamento Social em todos os Setores contra o Coronavírus?”.

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, preocupado com o atual momento de agravamento da pandemia em nossa cidade e em todo país, no qual vidas estão sendo perdidas, na qualidade de Sindicato Cidadão, realizou junto a categoria metalúrgica uma enquete para saber a opinião dos trabalhadores a respeito da pandemia, do Isolamento Social.
Os trabalhadores responderam à pergunta, “Você concorda com o Isolamento Social em todos os Setores contra o Coronavírus?”.
 A enquete teve início no 23 de março e ontem (25/03) foi o último dia para votar. A adesão de cerca de 66% votantes, representados por trabalhadores das empresas Tecumseh, Volkswagen, Electrolux e Razek.
Vanderlei Strano, sugeriu durante a semana em Carta Aberta aos Órgãos Públicos, Instituições, Indústrias e Comércio a PARALISAÇÃO pelo período de 15 dias em todos os setores. “Entendemos que como Sindicato Cidadão que somos temos o dever de provocar os trabalhadores e todos setores, para pensar a respeito do Isolamento Social, pois acreditamos que a princípio é a única forma de diminuir a proliferação do vírus em São Carlos e Ibaté. Estamos preocupados com a saúde do trabalhador, em manter a vida. No geral, o resultado da enquete foi o esperado. Precisamos nos cuidar e sempre que possível ficar em casa”, ressaltou ele.
Confira o resultado:


TECUMSEH
Dos votos apurados 68,6% concordam com o Isolamento Social, ou seja, são favoráveis.


VOLKSWAGEN
Dos votos apurados 80% concordam com o Isolamento Social, ou seja, são favoráveis.


ELECTROLUX
Dos votos apurados 63,7% concordam com o Isolamento Social, ou seja, são favoráveis.
Na empresa Razek fomos surpreendidos, pois os trabalhadores tiverem olhar diferente em relação as outras empresas pesquisadas, confira:


RAZEK
Dos votos apurados 53,1% NÃO concordam com o Isolamento Social, ou seja, são contrários.
Em breve lançaremos uma nova enquete para apreciar a opinião da categoria metalúrgica.

Publicado em Outras Notícias

MATÃO/SP - Na noite de quinta-feira (25), uma abordagem de rotina acabou em perseguição e um bandido morto durante troca de tiros, no Bairro Terra da Saudade, na Avenida Trolese com Pedro Trole, na cidade de Matão.

Segundo informações, uma viatura da Polícia Militar notou a movimentação estranha de um Fiat/Uno de cor branca, com placas de São Miguel Arcanjo -SP. Durante a tentativa de abordagem, o condutor do veículo fugiu e foi acompanhado por diversas ruas da cidade, até cair em uma canaleta de concreto.

Ao descer do veículo, o bandido armado trocou tiros com a viatura que revidou atingindo o criminoso com dois disparos.

Uma viatura do SAMU foi acionada com urgência e socorreu a vítima ainda com vida para a unidade de saúde mais próxima, mas ele acabou morrendo a caminho do hospital.

Populares se revoltaram contra os policiais que precisaram pedir apoio as viaturas do Tático e da ROCAM de Araraquara, para conter a volta popular.

O criminoso foi identificado como Antony Ricardo Siqueira Gabriel, 22 anos, morador do Portal Terra da Saudade. Viaturas isolaram a área para o trabalho dos peritos do IC (Instituto de Criminalística), duas armas de fogo, foram localizadas e apreendidas, uma Pistola de calibre 380, marca Imbel e um revólver calibre 38.

O caso foi registrado e acompanhado pela Polícia Civil e Pelo setor de investigações da Polícia Militar. Antony tinha diversas passagens criminais, por Furto, Tráfico de Drogas, Adulteração de Sinais Automotor e Lesão Corporal Grave.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

 

Publicado em Outras Cidades

Droga foi localizada no porta-malas de um veículo ocupado por dois homens presos em flagrante

 

SOROCABA/SP - A PM Rodoviária prendeu dois homens em flagrante transportando mais de 120 tijolos de maconha em um veículo, na noite de terça-feira (23). A ação foi realizada na Rodovia Francisco Alves Negrão, em Buri – região de Sorocaba.

Os policiais do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizavam fiscalização na via quando abordaram a dupla em um veículo e notaram nervosismo excessivo e respostas desconexas sobre a viagem, motivando buscas veicular.

Ao checar o porta-malas do automóvel os PMs localizaram 128 tijolos de maconha, com peso total de 100 quilos, escondidos em sacos plásticos.

A dupla foi presa em flagrante por tráfico de drogas e encaminhada ao Plantão da Delegacia Seccional de Itapeva, onde permaneceram à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.