fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 02 Fevereiro 2021

 

SÃO CARLOS/SP – A Rádio Sanca acaba de receber a informação de Aparecida Queiroz Belisário, de 66 anos, acabou de falecer na Santa Casa de São Carlos.
Quem nos informou foi a Assessoria da Santa Casa que nos disse que a idosa não resistiu e acabou falecendo.
Ela estava na casa que pegou fogo no ultimo dia 2, terça-feira. As duas crianças que estavam na casa, também faleceram, hoje infelizmente que não resistiu foi a avó das crianças.
A Rádio Sanca deixa suas condolências e deseja que Deus conforte o coração da família e de todos.

Abaixo a nota oficial da Santa Casa de São Carlos:

O casal deu entrada na Santa Casa nesta terça-feira (2/2), encaminhado pela UPA do Cidade Aracy. A paciente passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e, infelizmente, faleceu nesta quarta-feira (3/2). O outro paciente permanece internado em estado grave.

Publicado em Policial

O acidente aconteceu na Rua Padre Rolin, a senhora estava transitando pela via, e segundo relato de populares, ela em um certo momento teria se abaixado, e todos pensaram que ela possivelmente estaria pegando algo que caiu, mas quando chegou no cruzamento com a rua Miguel João, ela passou direto, por sorte não colidiu em nenhum veículo, porém só parou quando bateu em um poste, neste momento foi constatado de que a senhora na verdade estaria sem consciência.

A Unidade de Suporte Avançado (USA), mais a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Motolância do SAMU foram acionadas para atender a ocorrência e chegaram rapidamente. A paciente teve que ser entubada pela médica da USA e encaminhada para a Santa Casa de São Carlos para uma avaliação médica detalhada e melhores cuidados.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - Um motociclista de 42 anos ficou ferido após sofrer um acidente na tarde desta quarta-feira (3) no bairro Santa Felícia em São Carlos

Segundo o apurado pela nossa equipe, a vítima  seguia pela Avenida Bruno Ruggiero Filho quando na rotatória com a Rua Miguel Petroni atingiu a lateral traseira de um carro que furou o sinal de pare.

O motociclista foi atendido inicialmente por populares e depois foi socorrido pela equipe da Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros e encaminhado até a Santa Casa.

A Polícia Militar esteve no local e registrou o boletim. Agentes de trânsito também estiveram no local e orientaram o trânsito.

Publicado em Trânsito

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos recebeu no início da tarde desta quarta-feira (03/01) do Governo do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS II), mais 4.200 doses da vacina CORONAVAC, desenvolvida pelo laboratório SINOVAC em parceria com o Instituto Butantan, que contém o vírus SARS-CoV-2 inativado.
Esse é o segundo lote que o município recebe da vacina chinesa. No último dia 21 de janeiro foram repassadas 3.960 doses da CORONAVAC e no mesmo dia a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, deu início a campanha com a imunização dos profissionais da saúde da linha de frente. Até o momento 3.550 profissionais já foram imunizados com a primeira dose da vacina do Butantan.
Como o município também recebeu na semana passada 3.050 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, imunizante que está sendo desenvolvido com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), nos próximos dois dias a Prefeitura realiza a vacinação de 700 idosos e funcionários de instituições de longa permanência (abrigos). A imunização começa nesta quinta (4/2), a partir das 8h30, com 3 equipes de vacinação que atenderão inicialmente os abrigos Cantinho Fraterno, Recanto do Idoso e Nova Jerusalém. A cidade possui 14 instituições de longa permanência de idosos cadastradas.
Já a partir de segunda-feira, dia 8 de fevereiro, começa a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais, grupo definido como prioritário a partir da mortalidade maior nessa faixa etária por COVID-19. A Secretaria de Saúde estima vacinar 1.364 pessoas nesta faixa etária, números da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020.
“Para atender os idosos que vivem em instituições de internação vamos disponibilizar equipes volantes para vacinação a fim de imunizá-los sem que haja necessidade de locomoção. Para os idosos com 90 anos ou mais, não acamados, a vacinação ocorrerá em unidades de saúde que ainda estamos definindo entre as 39 que o município dispõe. Em breve divulgaremos todo o cronograma com endereço dos locais e horário de vacinação no site da Prefeitura”, explica Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, ressaltando que para os idosos acamados posteriormente será realizado o agendamento para que a equipe de vacinação se desloque até as residências dessas pessoas.
De acordo com Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, as pessoas precisam ter paciência, a ideia é vacinar todos. “Conforme o recebimento das doses, vamos incluindo novas faixas etárias na campanha de vacinação. Com a chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no Butantan, o instituto vai produzir mais 8,6 milhões de vacinas contra o coronavírus, e certamente essas etapas serão realizadas em um tempo menor”, acredita a diretora.
Com a chegada da segunda remessa da vacina do Butantan, São Carlos contabiliza neste momento o recebimento de 11.210 doses do imunizante contra a COVID-19, sendo 8.160 doses da CORONAVAC (3.960 do primeiro lote e 4.200 agora no segundo lote) e 3.050 da AstraZeneca/Oxford.

{https://soundcloud.com/radio-sanca/sonora-com-katia-spiller-supervisora-da-vigilancia-epidemiologica}

Publicado em Coronavírus

 

O programa oferecido pelo Governo Federal prevê levar internet de banda larga e gratuita para praças e periferias

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz e do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, assinou na manhã de quarta-feira (03/02), o termo de adesão junto ao Ministério das Comunicações para a implantação do projeto “Wi-Fi na Praça”, que visa levar internet de banda larga gratuita para os espaços públicos e bairros mais carentes da cidade.
O projeto que faz parte do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), tem como propósito levar conectividade de alta capacidade a todos os locais do país. Por meio da Telebrás, mais de 12.399 antenas para a conexão gratuita de banda larga já foram instaladas, sendo que mais de 80% nas regiões Norte e Nordeste do país. Caso o município seja contemplado com o projeto “Wi-Fi na Praça”, a contrapartida de investimento por parte Prefeitura para a implantação do programa será mínima.
“É uma tecnologia de 4G, com 20 gigabytes de disponibilidade com mais de 200 metros de alcance, que possibilitará a conexão de celulares e tablets de maneira gratuita para toda a população. Em São Carlos prevemos instalar as antenas em mais praças e principalmente na periferia, onde não temos sinal da internet, onde o Conecta São Carlos não chegou. Isso ajudará tanto na capacitação dos profissionais que buscam qualificação na Casa do Trabalhador, como também para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, já que muitos cursos e aulas atualmente são online”, explicou o secretário Nino Mengatti.
Durante a assinatura do documento que será endereçado ao Ministro das Comunicações Fábio Salustino Mesquita de Faria, o prefeito Airton Garcia salientou que caso o município seja contemplado com o programa, além das praças, a prioridade será levar a internet gratuita para mais pessoas. “Hoje assinamos o termo de adesão e vamos fazer tudo o que for possível para também levarmos essa tecnologia para as periferias”, disse o prefeito.
A partir da assinatura, o termo de adesão será avaliado pelo Governo Federal e a Prefeitura aguardará o chamado do Ministério das Comunicações para a conclusão do processo em Brasília. “É o início de mais um importante projeto para São Carlos, que é levar internet gratuita para as pessoas que não tem condições de pagar um plano. A capital da tecnologia e do conhecimento também tem essa necessidade, foi uma boa decisão do secretário Nino em colocar a cidade como candidata a receber o Wi-Fi nas Praças, e torcemos para receber mais esse benefício”, elogiou Edson Ferraz, vice-prefeito.

CONECTA SÃO CARLOS - O programa “Conecta São Carlos” foi inaugurado em 2015. O sistema oferece acesso à internet de forma gratuita em quatro locais do município: Praça do Mercado Municipal, Praça Coronel Salles, Praça da XV e Estação Ferroviária.

{https://soundcloud.com/radio-sanca/sonora-com-secretario-de-trabalho-emprego-e-renda-nino-mengatti}

Publicado em Outras Notícias

 

Com verba carimbada para a cultura, a programação online tem como objetivo gerar oportunidades de trabalho e renda para os artistas locais

 

SÃO CARLOS/SP - Pensando em fomentar a oportunidade de trabalho e a geração de renda para os artistas da cidade que ficaram sem renda por causa da pandemia, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, realizará uma programação online para o carnaval de 2021. Além de um desfile de fantasias de luxo, sem público, que acontece no domingo (07/02), em respeito ao distanciamento social haverá nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, apresentações online de 65 artistas locais entre músicos e cantores.
Com verba carimbada para a cultura, não podendo ser repassada para outras necessidades do munícipio, a programação do carnaval 2021 trará um grande apoio aos artistas locais. A população poderá acompanhar as transmissões da programação do Carnaval em Casa 2021 – Sem Aglomerações pela página social do CEMAC, por meio do link http://FACEBOOK.COM/CEMAC.SAOCARLOS.
A apresentação online do desfile de fantasias, ocorrerá no dia 7 de fevereiro, a partir das 19h30 com a animação da Banda Dígito 3. Devido ao distanciamento social e os protocolos impostos pela COVID-19, a apresentação não será aberta ao público. Ao todo, três carnavalescos premiados da cidade: Ângelo Missiato, Odacir Martins, e Odair Vitalino irão apresentar 9 fantasias de luxo.
Além do desfile, haverá nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro apresentações online de 65 artistas entre músicos e cantores, que serão divididos nos 4 dias, sendo que em cada dia um estilo musical como marchinhas, samba, pagode, entre outros. As apresentações acontecerão sempre às 20h, com uma matinê ao domingo (14/01), às 16h.
“O carnaval é uma data marcada em calendário, só não foi declarada como ponto facultativo devido a pandemia, mas é uma data que existe no calendário nacional em que se comemora a maior festa cultural popular do Brasil. Sendo assim, o carnaval não acabou, apesar do momento que vivemos, ele só não será comemorado nas praças e nas ruas. Nossa obrigação como Prefeitura é fomentar o trabalho dos profissionais da arte e da cultura da cidade que estão sem renda por causa das restrições impostas pelo COVID-19”, pontou o diretor de Artes e Cultura, Carlos Alberto Caromano.
Toda a programação online elaborada pela cultura para o Carnaval em Casa 2021, respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19. “É fundamental que a população entenda a importância do evento para os artistas locais e para a cultura local e que curtam as transmissões, sem aglomerações, e com todos os cuidados imposto contra doença e as restrições que determina o Plano São Paulo contra o novo coronavírus”, acrescentou o secretário municipal de Esportes e Cultura, João Muller.

Publicado em Outras Notícias

 

Alunos que buscam financiamento para cursar uma faculdade privada podem conferir a lista no site do programa

 

BRASÍLIA/DF - Estudantes que buscam financiamento para mensalidades de instituições de ensino superior privadas já podem acessar o site do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para conferir a lista de aprovados, liberada na madrugada desta quarta-feira (3).

A contratação do financiamento deverá ser realizada entre esta quarta-feira (3) e sexta-feira (5), mediante encaminhamento da documentação.

O MEC (Ministério da Educação) abriu 93 mil vagas para o programa. Para conseguir o financiamento, o estudante precisa atender ao seguintes critérios:

- Ter realizado uma das edições do Enem, a partir de 2010;

- Ter obtido uma média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450;

- Não ter zerado a prova de redação;

- Possuir uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos;

- Possuir CPF e e-mail.

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.

FONTE: Portal R7

Publicado em Educação

 

SÃO CARLOS/SP - Para atender a comunidade escolar em tempos de pandemia e articular a capacitação entre os diferentes profissionais da área, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos (SME) promove até o dia 9 de fevereiro um ciclo de palestras como preparação para o retorno às aulas no primeiro semestre letivo de 2021.
Agentes educacionais, auxiliares administrativos, serventes, merendeiras, educadores de creche, professores e gestores participarão dos debates com palestrantes convidados que falarão de diversos temas que envolvem a prática dentro das unidades escolares.
Pela segunda vez nos últimos quatro anos a capacitação é realizada online, em ambiente virtual, pelas plataformas Google Meet e canais no Youtube (Canal do CeFPE, Canal Ed. Infantil de São Carlos, Canal Tantos Contos, Canal Get Edu e Canal Faz Educação), devido aos protocolos sanitários para as atividades presenciais.
A 1ª Jornada Virtual da Educação Municipal de São Carlos “Troca de Saberes em Rede” atenderá, em princípio, os servidores públicos que exerceram seu direito de vender um terço de dias de férias nessa época de recesso escolar dentro da rede, trocando por pecúnia.
A formação técnica voltada para o uso da tecnologia é um dos principais focos dos encontros com ênfase na plataforma Google For Education e no conceito de ensino híbrido. Os temas abordados tratarão ainda sobre o acolhimento e a questão do isolamento social, o acompanhamento socioemocional, e a perspectiva da arte, da música, da literatura, da filosofia e da inclusão.
A secretária de Educação, Wanda Hoffmann, participou em duas oportunidades: na terça-feira, 2, a primeira fala aconteceu às 9 horas para o grupo da manhã, e às 14 horas para o grupo da tarde. Parte das palestras são comuns para todos os públicos e outras específicas, para cada profissional que atua na rede.
Entre os palestrantes estão: Reinaldo Trevisan (tema: “Pedagogia de emergência na pós-pandemia”), José Galizia Tundisi (tema: “Água e o Meio Ambiente”), Henrique Ferrari (tema: “Saúde e Educação Emocional”), Roberta Mazieiro (tema: A escuta das próprias emoções”), Eniceia Gonçalves Mendes (tema: “A política de inclusão social no Brasil: desafios e perpectivas”) e Maria Silvia Martins (tema: “A caça ao tigre de Bengala e a utilização de aplicativos em sala de aula”).
Também são palestrantes convidados: a vereadora e educadora Raquel Auxiliadora dos Santos (tema: “Prevenção e superação da violência de gênero”), Ton Ferreira (tema: “Educação 5.0 – expectativa ou realidade”), Rita Cândido e Amanda Previato (tema: “Encantar para educar”), Valéria Gonçalves Andreetto (tema: “Revelando Perguntas e Imagens: reflexões de como Reggio Emilia transformou minha prática”), Carina Giacometti e Raquel de Faria Brino (tema: “Prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes”), Paula Ramos (tema: “Filosofia com crianças em tempos pandêmicos”), Raquel Merola (tema: “Desafios 2021: novos tempos, novas ações”) e Renata Neves (tema: “Cardápio da alimentação escolar e nova Resolução CD/FNDE”).
Na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, haverá uma mesa redonda com Valéria Cristina Schneider, Maria Sylvia Carvalho de Barros e Renata Siqueira Fonseca Neves para falar sobre o tema: “Classificação dos alimentos segundo o grau de processamento e alimentação saudável”.
No dia 9 de fevereiro, no encerramento da jornada, os palestrantes serão: o magistrado Dr. Paulo César Scanavez, Juiz de Direito de São Carlos, que falará sobre “Educação-Compartilhamento”, e a psicóloga psicanalista Daniela Fornaciari, que ministrará o tema “Saúde Mental em tempos de Pandemia”.
A coordenação da 1ª Jornada Virtual da Educação Municipal de São Carlos está a cargo da supervisora Gabriela Fornaciari, do Centro de Formação de Professores (CeFPE), e da Professora Cibeli Colautti, chefe da Seção de Apoio à Gestão Pedagógica. A organização é do CeFPE, do Departamento Pedagógico e da Coordenação da Educação Infantil. A promoção é da Prefeitura Municipal de São Carlos com supervisão da SME.
Para aqueles que não participarem da formação online, as palestras permanecerão gravadas e disponíveis em ambiente virtual, pelas plataformas oferecidas pelo CeFPE. As dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., na internet, ou pelo telefone (16) 3373-3222 (SME).

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (3) a suspensão de restrições temporárias do Plano São Paulo após a melhora de indicadores de controle da pandemia em todo o estado. Neste sábado (6) e domingo (7), Prefeituras de regiões na etapa laranja poderão liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, durante todo o final de semana e também aos dias úteis.

“Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”. A redução de hospitalizações por COVID-19 foi de 11%. “Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, reforçou Doria.

A decisão beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Nos municípios abrangidos pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%.

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

A reclassificação do Plano SP está prevista para sexta (5), com vigência a partir da próxima segunda (8). De acordo com a classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos estão disponíveis no site saopaulo.sp.gov.br/planosp e devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

 

 

*Por: GOVERNO SP

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - A Diretoria de Vigilância em Saúde de São Carlos retira nesta quarta-feira (03/02), a partir das 12h, na Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), o segundo lote com 4.200 doses da vacina CORONAVAC. A saída de Araraquara está prevista para 13h30 com escolta.

No dia 21 de janeiro a Prefeitura recebeu o primeiro lote da CORONAVAC com 3.960 doses, das quais 3.550 já foram aplicadas nos profissionais de saúde. A imunização da saúde continua, já que o município tem cadastrado mais de 9.500 profissionais nessa área. 

Da AstraZeneca/Oxford o município já recebeu 3.050 doses, sendo que 700 delas serão aplicadas nesta quinta-feira (04/02) em idosos das instituições de longa permanência (abrigos). Já no dia 8 de fevereiro tem início a vacinação do idosos com 90 anos ou mais.

Com a chegada da segunda remessa da vacina do Butantan, São Carlos contabiliza 11.210 doses do imunizante contra a COVID-19, sendo 8.160 doses da CORONAVAC (3.960 do primeiro lote e 4.200 agora no segundo lote) e 3.050 da AstraZeneca/Oxford.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.